Yo-Yo test: qual a confiabilidade teste-reteste?
As variantes do teste Yo-Yo foram fortemente pesquisadas em vários esportes e populações, continuando a mostrar alta validade. Esta revisão sistemática examinou a confiabilidade teste-reteste do Yo-Yo test .
✔️ ESTUDO
Os autores pesquisaram em vários bancos de dados pesquisas realizadas sobre confiabilidade, repetibilidade ou reprodutibilidade do teste Yo-Yo. Os critérios de inclusão incluíram:
• Foi publicado em um periódico revisado por pares.
• Confiabilidade teste-reteste investigada do teste Yo-Yo,
• Apresentaram valores de coeficientes de correlação intraclasse (ICCs) e/ou coeficientes de variação (CV).
Ao final desse processo, foram revisados 19 estudos de 2003 a 2019, com mais de 800 participantes.
✔️ RESULTADOS
A maioria dos estudos examinou a confiabilidade do teste Yo-Yo Intermittent Recovery Level 1. Dos estudos revisados, 11 usaram jogadores de futebol como sujeitos.
Na maioria dos casos, o teste Yo-Yo teve confiabilidade teste-reteste de boa a excelente. A confiabilidade do teste é consistente independentemente da variação usada (ou seja, níveis 1 ou 2) e independentemente da familiaridade dos participantes com o teste.
✔️ NA PRÁTICA!
Com base nos resultados e para economizar tempo, uma sessão de familiarização com o teste Yo-Yo pode não ser necessária para obter alta confiabilidade teste-reteste. A melhor coisa que podemos fazer para manter a confiabilidade é minimizar os fatores que afetam o desempenho.
Isso implicaria em ter um padrão de ambiente (ex: hora do dia, superfície e temperatura), procedimentos (equipamento, protocolo de aquecimento ou se o incentivo é fornecido) e prontidão do atleta (é influenciada pela duração do sono). Quanto mais consistentes e controlados esses fatores forem para o teste, mais confiáveis e comparáveis serão os resultados.
✔️ QUER SABER MAIS?
No grupo do Telegram deixei o link do artigo além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>
Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!
Forte abraço (João Coutinho)
📌 Sports Medicine vol 49 (2019)