Grama natural vs. artificial: qual apresenta maior risco de lesões?

Futebol, Medicina Esportiva, Treinamento Esportivo

Muitos atletas preferem jogar na grama natural devido a fatores como taxa de lesão percebida, desconforto e fadiga.

Este estudo utilizou a taxa de lesões para avaliar os dados de ocorrência de lesões em superfícies de jogo de grama artificial (AT) ou grama natural (NG).

✔️ ESTUDO

Os dados de lesões da pré-temporada, temporada regular e pós-temporada para dois times da Major League Soccer (MLS) foram registrados ao longo de quatro temporadas (2013-2016), juntamente com a superfície de jogo.

A razão da taxa de incidência de lesão foi calculada como taxa de incidência AT/taxa de incidência NG para determinar qual superfície de jogo teve uma taxa de lesão mais alta.

✔️ RESULTADOS

Apesar do que outros esportes podem mostrar e quais são as crenças dos jogadores da MLS, este estudo nos mostra que não houve diferença estatística nas taxas de lesões entre os jogadores da MLS que jogam no AT vs. NG. Nos últimos anos, as taxas de lesões aumentaram em todos os esportes, então a questão da superfície de jogo tornou-se um tópico popular.

✔️ NA PRÁTICA!

O maior indicador de lesão futura é a lesão anterior, e um fator limitante importante neste estudo foi a falha em incluir o histórico de lesões do jogador.

Uma vez que as lesões do tornozelo foram consideradas a única parte do corpo com maior ocorrência de lesões no AT em comparação com o NG, pesquisas futuras devem investigar dados e associação com o tipo de calçado, bem como lesões de contato versus não contato na superfície de jogo.

✔️  QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo aqui>>

Compartilhe quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

📌 The American J Sports Med 47(10), 2019 [A1042]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.