Como a idade e a maturação afetam a coordenação e o desempenho?

Futebol, Treinamento Esportivo

Este estudo investigou diferenças na coordenação motora e específica do futebol, bem como velocidade e agilidade dependendo da idade e maturidade em jogadores de futebol juvenil de elite (U10-U15, N = 619).

ESTUDO
As medidas incluíram altura corporal, peso corporal e altura sentada para estimar a idade no pico da velocidade de estatura (APHV); 3 testes para avaliar a coordenação motora genérica; o teste de drible UGent para coordenação motora específica do futebol; sprint de 5m/30m e um teste T para velocidade e agilidade, respectivamente.

RESULTADOS
Os principais achados deste estudo foram que tanto a velocidade quanto a agilidade melhoraram com a maturação, onde é provável que ocorra o estirão de crescimento do adolescente (menores de 14 e 15 anos).

Além disso, a coordenação motora genérica mostrou um efeito significativo na idade e maturidade, sugerindo que estas melhoraram com a idade física e cronológica devido a um maior número de horas de treinamento genérico.

O teste específico para futebol revelou melhorias com a idade, mas não houve um efeito principal significativo para maturidade, indicando que a idade, não a maturação, afetou esses resultados neste estudo. Acredita-se que o aumento gradual das características de desempenho e aquisição de habilidades seja acumulado através de um maior número de tempo de contato na formação profissional 📌 J Sports Sciences  37(2), 2019

NA PRÁTICA!
O estudo enfatiza a relação entre maturação e melhorias de desempenho em todos os testes, exceto na coordenação motora específica do futebol. Como resultado disso, é importante pensar se a faixa etária de 14-16 anos é um bom momento para avaliar o valor de um jogador com base nas qualidades físicas e de desempenho visto que os níveis flutuantes de coordenação e diferenças no estágio de maturação podem levar a uma grande variabilidade no desempenho.

✔️ No grupo do Telegram você pode baixar esse artigo além de material complementar sobre o tema do artigo (vídeo e cálculo de maturação). PARTICIPE! (veja link da bio).

Marque quem possa se interessar por esse post!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.