Análise da velocidade no futebol
Num estudo recente (2014) os tempos de sprint de 30m foram cronometrados por laser entre jogadores de futebol masculino de alto nível e baixo nível (n = 42). O estudo buscava determinar se a velocidade de corrida diferenciava os jogadores de alto nível dos de menor e também se é possível diferenciar os jogadores de acordo com a posição.
RESULTADOS
Não foram encontradas diferenças significativas na velocidade média entre jogadores de nível alto e baxo. No entanto, os jogadores de alto nível atingiram uma velocidade máxima significativamente maior nas parciais 0-10 e 10-20m. Entre o grupo de jogadores de alto nível, a velocidade média na parcial 0 a 10 m mostrou diferença entre os jogadores por posição. Os atacantes foram os mais rápidos seguidos pelos meio-campistas e finalmente os defensores.
Os resultados deste estudo indicam que uma aceleração mais rápida (0-20 m) está associada a um maior nível de jogo competitivo entre jogadores masculinos de futebol. Isso também reforça a noção de que o alto nível está nos detalhes: foram as distâncias mais curtas que diferenciaram os jogadores – geralmente quando fazemos testes pegamos somente o tempo total da distância em função da limitação de equipamento.
APLICAÇÕES PRÁTICAS
Ao avaliar a velocidade nos atletas, um sistema de coleta capaz de fornecer parciais pode ser muito útil . Isso também se torna uma ferramenta prática para influenciar a prescrição de treinamento. Os atletas lentos de 0 a 10 m podem se beneficiar com um trabalho de aumento da força máxima dos membros infereiores, por exemplo.
Marque quem possa se interessar sobre o assunto. Forte abraço! (João Coutinho)
Ref – J Hum Kinet. 2014 Dec 9; 44: 143–153.