Potenciação pós-ativação (PAP) para esportes de resistência

Cursos e Eventos

O objetivo deste estudo foi apresentar as evidências atuais da PAP em atletas de resistência, e discutir as bases fisiológicas e os aspectos metodológicos desse mecanismo para uma melhor prática.

ESTUDO

As atividades foram consideradas como “baseadas em resistência” se durassem mais de 1 minuto. Os critérios de inclusão para esta revisão foram: 1) os participantes deveriam ser atletas treinados em resistência, 2) um exercício de resistência deveria estar presente e 3) medidas pré e pós-exercício de desempenho muscular ou motor. Um total de 22 artigos foram incluídos nesta revisão.

RESULTADOS

Alguns resultados positivos foram encontrados para PAP para aquecimentos. Outro artigo encontrou uma redução de 6% no tempo (ou seja, melhora positiva) em um contra-relógio de ciclismo de 20 km após adicionar 4 x 5RM de leg press a uma rotina de aquecimento submáximo de ciclismo de 5 minutos. Essa melhoria mostrou uma tendência de maior potência média durante os primeiros 10% do teste. 📌 Eur J Sport Sci. 18(5) 2018

NA PRÁTICA!

A partir dessa revisão, a mensagem seria que devemos ter cuidado ao usar este método, dado que o efeito de PAP é tipicamente de curta duração. A influência positiva acontece durante os primeiros minutos no exercício subsequente com aplicação limitada em esportes competitivos de longa duração. Os efeitos agudos da PAP seriam, portanto, mais importantes em esforços de menor duração (ex: corrida de 1500m).

Mais pesquisas são necessárias dada a variabilidade das respostas da PAP e seu efeito no exercício subsequente.

✔️ QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram você pode baixar esse artigo além de acessar material complementar (artigos, vídeos…) sobre esse assunto. PARTICIPE!

Compartilhe a quem possa se interessar por artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.