Treinamento de contraste em atletas pré-púberes
Esse estudo investigou os efeitos do treinamento de contraste (deixei vídeo no nosso canal Telegram) no salto, sprint e agilidade em jogadores de basquete pré-púberes.
ESTUDO
Participaram do estudo 58 crianças (idade: 8,72 ± 0,97 anos) de uma academia de basquete. Os participantes foram divididos em grupo controle (GC) ou grupo de treinamento de contraste (CT). O CT treinaram 2 x semana com duração entre 10-29 min por 10 semanas, sendo todos avaliados em squat jump (SJ), salto vertical (CMJ), drop jump (DJ) e salto em distância (SLJ) usando um sistema Optogait e teste de sprint de 25m e teste T de agilidade. J Sports Sci. Apr;36(7) 2018 (A1014)
RESULTADOS
O grupo CT melhorou em todas as medidas de salto (SJ, CMJ, DJ), sprint e agilidade após as 10 semanas. O treinamento de contraste normalmente consiste em séries de um exercício pesado (ex: agachamento >70% RM) seguidas de séries de exercício explosivo semelhante sem carga, como um salto vertical.
NA PRÁTICA!
Neste estudo, os pesquisadores usaram o agachamento isométrico de 90˚ na parede com um parceiro sentado nas coxas e saltos verticais a partir de uma posição sentada.
Os tempos isométricos de parede variaram de 40-70s, e os saltos foram volumosos, aumentando aleatoriamente das semanas 1 (10-50 saltos) para a semana 10 (29-130 saltos). Pode ser uma opção de iniciação com atletas muito jovens (8+ anos). No entanto nada substitui um prévio desenvolvimento de um bom padrão de agachamento e técncia de saltos (ou seja, não passar “o carro na frente dos bois”!)
QUER SABER MAIS?
No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! Mais conteúdo sobre preprração física aqui>>
Marque quem possa se interessar por esse post!
Forte abraço
(João Coutinho)