Mudanças no tendão: adaptação ou patologia?

Medicina Esportiva, Resistência, Treinamento Esportivo

A tendinopatia de tendão calcâneo é 10 vezes mais comum entre atletas de corrida em comparação com seus pares da mesma idade. O objetivo deste estudo foi caracterizar a estrutura do tendão calcâneo e patelar em corredores de longa distância competitivos em diferentes temporadas competitivas.

ESTUDO

Foram examinados 22 corredores de cross-country universitários e 11 como controle. Imagens de ultrassom dos tendões calcâneo e patelares foram obtidas perto do início e no final da temporada de cross-country e na conclusão da temporada de corrida de rua. A organização do colágeno, a ecogenicidade média, a espessura do tendão e a neovascularidade foram determinadas usando técnicas de processamento de imagem bem estabelecidas.

RESULTADOS

Os resultados indicam que a estrutura do tendão calcâneo em corredores treinados difere estruturalmente dos tendões do grupo controle, mas é estável durante o treinamento, enquanto a estrutura do tendão patelar muda em resposta à transição no volume de treinamento entre as temporadas de cross country e de atletismo.

NA PRÁTICA!

os autores acreditam que os tendões se habituam a cargas específicas do esporte, via diminuição do alinhamento do colágeno e da ecogenicidade, e que isso é provavelmente uma adaptação para reduzir o risco de lesões por uso excessivo em corredores de longa distância experientes. Estudos anteriores com corredores novatos mostraram que essa habituação e remodelação do tendão não ocorre em um programa de baixo volume (34 semanas). Este é um conceito importante, pois demonstra por que a reabilitação ou tratamento da tendinopatia, especialmente nos iniciantes em corrida, pode ser um processo um pouco mais longo – essas adaptações levam tempo. Ser capaz de compartilhar com segurança esse conhecimento com seus atletas ou clientes é fundamental para estabelecer expectativas adequadas e metas de curto e longo prazo.  📌 J Applied Physiol vol. 125, No. 6

✔️ No grupo do Telegram já está disponível o artigo além de um artigo complementar sobre o processo de tratamento de tendinopatias. PARTICIPE! (link do perfil). Marque quem possa se interessar por esse post!

Forte abraço e muito sucesso em 2022! (João Coutinho)
#esportes #edfisica #treinofuncional

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.