Teste de Power Push-Up para jovens atletas: funciona?

Pliometria, Treinamento Esportivo, Treinamento Força

O teste de flexão pliométrica (Power Push-Up = PPU) é um teste comum realizado em uma plataforma de força e atualmente é usado em muitas escolas americanas para medir a força explosiva de membros superiores.  O objetivo deste estudo foi quantificar a confiabilidade da PPU com base na idade e posição inicial (joelhos vs. ponta dos pés) em atletas jovens.

ESTUDO

Foram testados  68 meninos 2x ao longo de cinco dias. Um desenho transversal foi usado para comparar os resultados do teste PPU em três grupos: a) Novos (6-9 anos), b) Médios (10-11 anos) e c) +Velhos (12-15 anos)

Todos os sessenta e oito meninos também foram avaliados para altura, peso, gordura corporal (GC%), massa livre de gordura (FFM) e circunferência do braço.

RESULTADOS

Os resultados indicaram que o PPU é uma medida confiável e sensível da força de membros superiores para o grupo dos mais velhos (c), mas não para crianças mais novas (ex: 6-9 anos).  📌 J Strength Cond Res 32(1) 2018 (A1015)

NA PRÁTICA!

Na minha opinião que constantemente busco testes e informações para conduzir com atletas infanto-juvenis, devido ao custo de equipamento (plataforma de força) e ao tempo necessário para realizar este teste, pode ser razoável questionar se esta é a melhor alocação de tempo e recursos quando outros métodos (ex: teste de flexão braços ou VBT) validados e mais econômicos estão disponíveis.

✔️  QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram deixei o artigo para baixar além de material complementar sobre esse assunto (vídeos, artigos, gráficos…). PARTICIPE! 👉 mais conteúdo>>

Compartilhe a quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço

(João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.