Pliometria: volume para juvenis de futebol!
O treinamento pliométrico é um dos métodos mais eficazes para melhorar sprints, saltos e mudanças de direção em atletas de esportes coletivos. No entanto há um debate e certa incerteza quanto ao volume de treinamento pliométrico ideal. Um maior volume de treino pode ser indesejável para os atletas que estão em temporada e sofrem sobrecarga com a sequência de jogos. Treinos com um volume mais baixo são preferidos mas podem não ser suficientes para promover melhorias de desempenho.
Um estudo comparou os efeitos de baixo x alto volume de treino pliométrico em 25 jogadores de futebol juvenis.. O grupo baixo volume BV (n = 13) e alto volume AV (n = 12) treinaram duas vezes por semana durante 8 semanas em temporada.
O grupo BV progrediu de 50 – 120 saltos e o grupo AV de 100 – 220 saltos. Antes e após a todos os atletas foram testados no teste de sprint de 30 m, teste T, jump squat, salto vertical e salto em extensão.
RESULTADOS
Não houve diferença estatística na forma como ambos os grupos responderam ao programa de treinamento. Melhoraram significativamente e de forma significativa e semelhante em cada um dos testes de desempenho.
Em última análise, os autores concluíram que realizar o dobro de saltos (grupo AV) não levou a qualquer melhoria de desempenho superior em jogadores de futebol juvenis. Portanto, para conservar o precioso tempo de treinamento e limitar o número de impactos nas articulações de atletas juvenis, os treinadores devem considerar uma abordagem de menor volume no treino pliométrico.
PRÓXIMOS CURSOS:
– Periodização e Montagem treinos potência (ONLINE)
Inscreva-se AQUI Curso Online Periodização
Marque quem possa se interessar sobre o assunto. Forte abraço! (João Coutinho)
ref. Int J Sports Med. 2017 May;38(5)