Os efeitos do treinamento pliométrico na capacidade de mudança de direção: uma meta-análise
O objetivo do estudo foi mostrar as possíveis variáveis de aprimoramento da habilidade de mudança de direção (COD) usando estudos longitudinais de treinamento pliométrico (TP) e determinar fatores específicos que influenciam os efeitos do treinamento.
ESTUDO
Para essa meta-análise foi feita uma busca computadorizada e 24 artigos com um total de 46 tamanhos de efeito (ESs) em um grupo experimental e 25 ESs em um grupo de controle foram revisados para analisar o papel de vários fatores no impacto do PT no desempenho do COD.
RESULTADOS
Os resultados mostraram que os participantes com bons níveis de condicionamento físico obtiveram maiores melhorias no desempenho do COD (P < 0,05), e os jogadores de basquete obtiveram mais benefícios do PT do que outros atletas. Além disso, os homens obtiveram resultados de CDO semelhantes aos das mulheres após o TP. Em relação às variáveis do desenho do TP, verifica-se que 7 semanas (com 2 sessões/semana) usando intensidade moderada e 100 saltos por sessão de treino com intervalo de descanso de 72 horas tendem a melhorar a capacidade de CDO. Realizar TP com uma combinação de diferentes tipos de exercícios pliométricos, como saltos em queda + saltos verticais + saltos longos em pé, é melhor do que 1 forma de exercício.
CONCLUSÃO
É evidente que o PT pode ser eficaz na melhoria da capacidade de CDO. Os parâmetros de carga são essenciais para treinadores no que diz respeito às tendências de dose-resposta mais apropriadas para otimizar os ganhos de capacidade de CDO induzidos pela pliometria.
Ref- Int J Sports Physiol Perform. 2016 Jul;11(5):563-73