Usando a potencia na barra em vez de 1 RM

Treinamento Esportivo, Treinamento Força, Velocidade

O  estudo comparou as associações entre cargas de potência ótimas e valores de 1 repetição máxima (1RM) (avaliados nos exercícios de meio agachamento [HS] e agachamento com salto [JS]) e medidas múltiplas de desempenho em atletas de elite.

ESTUDO

Foram sujeitos 61 atletas de elite (quinze atletas olímpicos) de 4 modalidades (atletismo, rugby, bobsled e futebol)  que testaram para squat jump e salto vertical,  1RM HS, HS e JS (para avaliar a potência da barra) e testes de sprint (60 m para atletismo e 40 m demais atletas).

RESULTADOS

 No geral, ambas as medidas foram moderadamente a quase perfeitamente relacionadas ao desempenho de velocidade . No entanto, em média, a magnitude dessas correlações foi mais forte para as variáveis ​​relacionadas à potência, e apenas as saídas de potência da barra foram significativamente relacionadas à altura do salto vertical.

Todas as medidas de potência de ambos HS e JS correlacionaram-se significativamente com as alturas de SJ e CMJ. Todas as medidas de potência foram significativamente correlacionadas com o tempo de sprint em cada distância. Não foram encontradas correlações significativas entre 1RM e SJ e CMJ. O

NA PRÁTICA!

A conclusão mais interessante deste estudo foram as maiores correlações encontradas entre a potência dos exercícios HS e JS e os tempos de sprint em comparação com os tempos de 1RM e sprint. Isso sugere que a potência ideal pode ser um método novo e alternativo para avaliar efetivamente atletas de elite.

Devido aos altos níveis de precisão e consistência que podem ser obtidos por meio de dispositivos de medição de velocidade, os treinadores podem usar a potencia média ou pico de potencia para estimar e definir zonas de potência ideais.

Mais importante, os treinadores podem medir a capacidade do atleta de acelerar eficientemente as cargas relativas (atingindo assim velocidades de movimentos mais altas), o que é um fator seletivo em diferentes disciplinas esportivas. 📌 Int J Sports Physiol Perform (29)  2018

✔️ No grupo do Telegram você pode baixar esse artigo além de um exemplo de treino de como uso com meus atletas. PARTICIPE!

Marque quem possa se interessar por esse post!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.