Flexão nórdica vs. Stiff-Leg: qual é o melhor para a atividade muscular?

Medicina Esportiva, Treinamento Esportivo, Treinamento Força, Treinamento Funcional

As lesões nos isquiotibiais são a lesão mais comum em esportes que envolvem corrida de alta velocidade. A baixa força excêntrica é considerada um dos fatores de risco mais significativos, mas modificáveis. O objetivo deste estudo foi examinar a flexão nórdica (NHE) e a fase excêntrica do stiff-leg deadlift (SDL).

ESTUDO

Participaram 12 jovens ativos com experiência em treino de força. Uma sessão de familiarização envolveu 1RM de SDL e prática da NHE e contrações isométricas voluntárias máximas (CIVMs). A sessão principal de testes consistiu em CIVMs de extensão de quadril e flexão de joelho. A atividade da cabeça longa do bíceps femoral (BFlh) e semitendíneo (ST) foi registrada usando um EMG mais detalhado que pode diferenciar a atividade proximal versus distal no músculo.  

RESULTADOS

O “efeito região” foi maior com o NHE do que no SDL no BFlh. Em ambos os exercícios, a região distal foi a mais ativada. O ST teve a maior atividade na região média superior mais espessa em ambos os exercícios. Em comparação, a região distal do BFlh apresentou a maior atividade. 📌 Scand J Med Sci Sports 28(3) 2018

NA PRÁTICA!

No que diz respeito à prevenção de lesões, o NHE é geralmente visto como um exercício predominantemente de “isquiotibiais inferiores”, enquanto o SDL é frequentemente considerado um exercício dominante de “isquiotibiais superiores”. No entanto, este estudo mostrou que houve maior atividade muscular no ST e no BFlh no exercício NHE, em todas as regiões. Isso apóia a ideia de mudanças arquitetônicas positivas (alongamento do fascículo) dentro do BFlh em resposta ao NHE. No SDL, a atividade muscular absoluta foi substancialmente menor do que no NHE, o que é potencialmente devido à não correspondência da carga para ambos os exercícios.

Em resumo, este estudo sugere que o SDL sozinho pode não ser tão eficaz quanto o NHE para a prevenção de lesões nos isquiotibiais.

✔️ QUER SABER MAIS?

No grupo do Telegram você pode baixar esse artigo além de acessar material complementar sobre esse assunto. PARTICIPE! (aproveite e conheça nossos livros, e-books e cursos online>>).

Encaminhe para quem possa se interessar por esse artigo!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.