Treinamento de força para corredores

Treinamento Força

Treinamento de força é um termo utilizado para fazer referência aos exercícios resistidos, ou seja, aqueles exercícios que utilizam uma determinada resistência de qualquer espécie que se opõem à força gerada pelos músculos.

Um exemplo clássico de treinamento de força é a prática da musculação.

A musculação é uma atividade já bastante difundida e com crescente número de adeptos, devido à grande quantidade de estudos científicos que respaldam sua aplicação para qualquer tipo de público, seja ele saudável ou com algumas limitações.

No entanto, ainda existe uma grande barreira entre os atletas de pedestrianismo e as salas de musculação. Poucos corredores praticam musculação como complemento à sua atividade principal (a corrida).

Justificativas equivocadas como “a musculação deixa a pessoa mais pesada” ou “a musculação deixa a pessoa travada e sem mobilidade” são utilizadas como argumento para afastar as pessoas dessa prática tão saudável.

Os mitos citados acima são baseados em crenças populares e já foram “derrubados” por estudos científicos sérios que comprovam justamente a eficácia da musculação em vários aspectos.

Atualmente, treinadores de praticamente todas as modalidades esportivas utilizam a musculação como parte de seu programa de treinamento físico completar, contribuindo assim para a melhora do desempenho e redução do risco de lesões músculo-articulares em seus atletas.

Especificamente com relação ao pedestrianismo, a musculação pode resultar em melhora do desempenho nas provas, bem como reduzir o risco de lesões ósteo-articulares como as “canelites”, fraturas por estresse e lesões nos joelhos, que são muito comuns nos corredores.

Vale ressaltar que qualquer tipo de treinamento físico deve ser prescrito e supervisionado por um profissional de Educação Física devidamente registrado.

Sendo assim, escolha um profissional de sua confiança e aposte na musculação. Os resultados serão surpreendentes.


.: Cauê Vazquez La Scala Teixeira, formado em Educação Física (UNIMES);Pós-graduado em Fisiologia do Exercício (CEFE) e Treinamento de Força (UNISANTA);

.: Autor do livro “Musculação: desenvolvimento corporal global” (Phorte Editora);
.: Professor concursado da seção de avaliação física da Prefeitura Municipal de Santos; Palestrante em eventos da InForma, PRIME eventos, Prefeitura Municipal de Santos e eventos avulsos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.