Mudança de direção não é agilidade!
O objetivo do estudo foi avaliar se havia diferenças no desempenho de agilidade ao testar mudança de direção (CODS) e, em seguida, uma tarefa baseada em agilidade reativa (RA) usando cenários idênticos. Além disso, o estudo buscou identificar a relação entre CODS e agilidade com corrida em linha reta, potência reativa de membros inferiores e características antropométricas.
✔️ ESTUDO
O estudo contou com a participação de 45 atletas masculinos e 31 femininos de esportes coletivos. O protocolo de teste de agilidade utilizou o uso de FitLights. Na condição CODS, os participantes tinham um conhecimento prévio sobre a ordem sequencial das luzes. Já na condição de agilidade, a ativação da luz foi desconhecida e não sequencial.
Os testes de velocidade e potência envolveram um sprint parado e lançado de 15 metros, e a potência dos membros inferiores foi avaliada por um teste de salto unipodal cronometrado de 10 metros (saltou o mais rápido possível por 10m).
✔️ RESULTADOS
Os resultados do estudo mostraram que CODS e desempenho de RA foram significativamente diferentes entre os homens em todas as 4 configurações. As mulheres, por sua vez, apresentaram diferenças menores em CODS e RA. Foi observado que quanto mais complexa a estrutura do movimento, maior a diferença observada entre CODS e RA.
✔️ NA PRÁTICA!
De acordo com o estudo, CODS e agilidade parecem ser duas qualidades independentes. No entanto, para realmente distinguir entre a capacidade do atleta de produzir “um movimento rápido com mudança de velocidade ou direção em resposta a um estímulo”, o estímulo deve ser específico para o esporte.
Foi demonstrado que atletas mais habilidosos só apresentam melhor desempenho em testes de agilidade ao reagir a um estímulo específico do esporte em comparação com atletas de menor habilidade (por exemplo, elite vs semiprofissional). Portanto, é importante considerar o estímulo específico do esporte ao avaliar a agilidade dos atletas. O estudo destaca ainda a importância da agilidade em esportes coletivos e a necessidade de desenvolvê-la por meio de treinamentos específicos
✔️ WORKSHOP AGILIDADE
Se você se interessou pelo assunto, eu tenho ainda mais novidades! Acesse um workshop sobre agilidade a partir do dia 21/5. Já liberei uma aula para você assistir e ter um gostinho do que será abordado durante o curso. 👉 ACESSE AQUI>>
Tenho certeza de que esse curso será extremamente útil para você aprimorar seus conhecimentos sobre agilidade e mudança de direção.
Forte abraço e te espero lá!
📌J Strength Cond Res.2018 32(7)