Entrevista: sobre o uso indiscriminado de suplementos alimentares!
treinamentoesportivo.com: O que são suplementos alimentares?
Prof. Cauê: Como o próprio nome já diz, suplemento alimentar é algo que suplementa a alimentação, tendo em vista que esta última não foi suficiente para suprir as altas demandas energéticas impostas pela prática do exercício físico intenso.
Em geral, os suplementos alimentares são produtos industrializados derivados de nutrientes, incluindo os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e os micronutrientes (vitaminas e minerais). Diferentemente dos alimentos, nesses produtos os nutrientes se encontram isolados e em maior concentração.
treinamentoesportivo.com: Para que servem os suplementos alimentares?
Prof. Cauê: Existem vários tipos de produtos que são vendidos como sendo suplemento alimentar. Cada um desses produtos se destina a algum objetivo distinto, agindo de forma diferente no organismo.
Em geral, os suplementos alimentares têm a função de suprir às necessidades do organismo relacionadas aos nutrientes, quando a alimentação normal não é suficiente para isso, haja vista as altas exigências impostas pelo exercício.
Em outras palavras, o exercício físico intenso faz com que o organismo consuma mais energia e nutrientes, o que eleva as quantidades necessárias dessas substâncias para a recuperação e o bom funcionamento do organismo. Essa necessidade aumentada nem sempre é suprida pela alimentação normal, o que leva à necessidade do consumo de produtos que suplementem a alimentação.
As pessoas consomem esses produtos com o intuito de acelerar os efeitos do exercício sobre o organismo. Os objetivos mais frequentes são: emagrecimento, aumento da massa muscular e aumento do desempenho esportivo.
treinamentoesportivo.com: Quem pode utilizá-los?
Prof. Cauê: Os suplementos alimentares, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são produtos de uso exclusivo de atletas. Qualquer indivíduo pode fazer uso, desde que seja praticante de exercício físico e seja detectada a real necessidade, através de uma consulta a um profissional especializado.
treinamentoesportivo.com: Quais são as recomendações para quem deseja utilizar algum suplemento?
Prof. Cauê: Para que seja detectada a necessidade de consumo de algum tipo de suplemento alimentar, é necessário conhecer a alimentação adotada pelo indivíduo e a sua rotina de atividades diárias, incluindo a atividade física. Essas informações permitem identificar, de forma generalizada, a necessidade ou não de elevar a ingestão de determinado nutriente.
Com base nisso, o consumo de algum produto pode ser feito atendendo às necessidades identificadas.
No entanto, a avaliação da conduta alimentar e das necessidades do organismo não são tarefas simples e exigem acompanhamento de um profissional específico. Por isso, aqueles que desejam fazer uso de qualquer produto nutricional devem antes se consultar com um profissional nutricionista ou médico esportivo.
É importante ressaltar que o suplemento não substitui a refeição tradicional, sendo a alimentação equilibrada um requisito fundamental para a saúde e a performance.
treinamentoesportivo.com: As pessoas respeitam essas recomendações?
Prof. Cauê: De um modo geral, não. Existem vários estudos realizados em academias físico-esportivas que relatam um alto consumo de suplementos alimentares por parte dos alunos, e esse consumo, em sua maioria, é realizado por conta própria, por indicação de amigos ou, o que é pior, por orientação do professor de educação física do local, sendo que este não é o profissional apto a prescrever produtos alimentares.
Muitas pessoas tambem, com o intuito de emagrecer, acabam substituindo suas refeições por produtos que prometem milagres, sem a devida orientação profissional, somente baseadas em informações passadas por vendedores e/ou pelos rótulos dos produtos. É importante ressaltar que essas condutas podem trazer prejuízos à saúde.
treinamentoesportivo.com: Quais seriam esses prejuízos? Existem efeitos colaterais?
Prof. Cauê: Em primeiro lugar, é interessante definir o termo “efeitos colaterais”. Esses efeitos são aqueles que podem ocorrer em paralelo com os efeitos desejados pelo consumo de determinada substância e, por muitas vezes, podem ser prejudiciais ao organismo.
O uso abusivo e indiscriminado de qualquer substância tende a aumentar o risco de efeitos colaterais. “Todo excesso é prejudicial!” Essa frase de autor desconhecido é repetida para nós desde a infância e deve ser levada em consideração sempre.
Os suplementos não são medicamentos, por isso, não necessitam de um controle tão rigoroso quanto a sua venda e consumo. Entretanto, o seu uso excessivo pode causar alguns efeitos indesejáveis ao organismo. Um dos quais, e talvez o principal, é o aumento da massa corporal gorda, ou seja, o indivíduo engorda devido ao aumento do consumo calórico diário em decorrência do alto consumo de suplementos alimentares.
Outros efeitos tambem podem ocorrer, como toxidade, desarranjos gastro-intestinais e reações alérgicas, porém esses efeitos são menos comuns.
treinamentoesportivo.com: Para finalizar, deixe algumas dicas para os leitores:
Prof. Cauê: O segredo para quem quer se manter saudável e potencializar ao máximo os efeitos do exercício físico é a combinação de três pontos fundamentais: 1. Alimentação adequada; 2. Treinamento físico orientado; 3. Repouso suficiente.
Antes de tomar qualquer decisão acerca de suas condutas alimentares e físicas, procure sempre orientação de profissionais nutricionistas, educadores físicos e médico esportivos.
Cuidado com aquelas pessoas que se intitulam “experts” e usam de suas experiências para prescrever e orientar, sem base em informações científicas. Não se iluda com as promessas mirabolantes, pois o sucesso é sempre fruto de muito trabalho.
Veja também do mesmo autor (click na imagem):
Cauê La Scala Teixeira é formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força e autor dos livros “Musculação: desenvolvimento corporal global” e “Musculação: perguntas e respostas”.
Contato: www.caueteixeira.com.br.
2 comments
Interessante.