Treinar mudança de direção melhora a Agilidade?
O objetivo deste estudo foi investigar possíveis diferenças de desempenho entre a mudança de direção (CODS) e uma tarefa de agilidade reativa (RA) em cenários idênticos. Além disso, buscou identificar a relação entre CODS, agilidade, corrida em linha reta, potência reativa dos membros inferiores e características antropométricas.
✔ ESTUDO
A pesquisa contou com a participação de 45 atletas masculinos e 31 femininos de esportes coletivos. O protocolo de teste de agilidade foi feito com o auxílio de FitLights. Na condição CODS, os participantes tinham conhecimento prévio da sequência das luzes. Já na condição de agilidade, a ativação das luzes era desconhecida e não sequencial.
✔ RESULTADOS
Os resultados demonstraram diferenças significativas no desempenho de CODS e RA entre os homens em todas as 4 configurações avaliadas. As mulheres, por sua vez, apresentaram diferenças menores em CODS e RA. Observamos que quanto mais complexa a estrutura do movimento, maior a diferença observada entre CODS e RA.
✔ NA PRÁTICA!
Com base em um conjunto de estudos, parece que CODS e agilidade são duas qualidades independentes. No entanto, para avaliar verdadeiramente a capacidade do atleta de realizar “movimentos rápidos com mudança de velocidade ou direção em resposta a um estímulo”, o estímulo deve ser específico para o esporte em questão.
Foi demonstrado que atletas mais habilidosos têm melhor desempenho em testes de agilidade ao reagirem a estímulos específicos do esporte, em comparação com atletas menos habilidosos (por exemplo, atletas de elite versus semiprofissionais).
✔ ASSISTA 1 AULA!
Conheça o nosso “WORKSHOP AGILIDADE”, onde você aprenderá estratégias e técnicas específicas para desenvolver essa importante qualidade física.
Marque quem possa se interessar por esse post! Forte abraço
(João Coutinho)
📌doi:10.1519/JSC.0000000000002553