Um programa direcionado pode reduzir a sobrecarga em jogadores de futebol adolescentes?

Futebol, Medicina Esportiva, Treinamento Funcional

O futebol requer uma gama diversificada de movimentos. O objetivo foi avaliar se exercícios neuromusculares direcionados podem auxiliar os jogadores na redução da carga no joelho.

ESTUDO

Setenta e cinco jogadores (14-21 anos) foram avaliados usando um Teste de Salto Vertical de Queda (DVJT) para avaliar suas taxas de carga no joelho pré-teste. Jogadores (n = 39) com alta carga de joelho de um clube foram grupo controle (GC) e realizaram treinamento regular de futebol, enquanto jogadores de outro clube (n = 36) com alta carga de joelho participaram do programa FIFA +11 para decretar valgo e amplitude de movimento de flexão do joelho (ADM). A diferença na mudança de carga no joelho após 12 semanas foi novamente medida com o DVJT e analisada usando um teste t de amostra pareada.

RESULTADOS

Neste estudo, os autores descobriram que a carga no joelho diminuiu em ambos os grupos após 12 semanas de treinamento. No entanto, não houve diferença significativa entre os dois grupos (intervenção vs. controle). O estudo concluiu que os exercícios neuromusculares direcionados do programa FIFA 11+ não tiveram nenhum benefício adicional para diminuir a carga no joelho do que o treinamento regular de futebol.

NA PRÁTICA!

Este estudo não abordou como era o treinamento “normal” para o GC, que pode ter tido um treinamento superior… Na ausência dessa informação, é pura especulação sugerir isso. O que se deve concluir deste estudo é que, embora 12 semanas de treinamento não tenham causado diferenças (controle vs. intervenção), a carga no joelho de ambos os grupos reduziu no final, indicando que esse período de tempo pode ser significativo para isso. Quando executado corretamente, o programa FIFA 11+ pode ajudar o treinador a identificar fatores de risco que podem contribuir para algumas lesões e, portanto, ainda deve ser usado como um aquecimento holístico para jogadores de base e clubes profissionais. 📌 JSAMS 22 (2) 2019

✔️ No grupo do Telegram você pode baixar esse artigo e saber mais conteúdo sobre esse assunto. PARTICIPE! Marque quem possa se interessar por esse post!

Forte abraço (João Coutinho)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.