O efeito “Contraste” [Download]

Tivemos neste “Feriadão” um grande momento de discussão e aprendizado no Curso Potência. Dentre muitos dos temas abordados falamos sobre os efeitos da potencialização pós-tetania no treino de hipertrofia muscular.

Para quem não conhece é justamente esse efeito que é a base do famoso treino de contraste, quando se realiza um gesto neuromotor de alta intensidade e se aproveita o efeito num gesto explosivo/força após esta estimulação (potencialização)

Este foi objeto de estudo no grupo de estudos de força na USP e quando participei chegamos a publicar o artigo abaixo . A ideia do estudo veio do prof Mauro Batista lendo o livro do Verkoshanski sobre método de choque. A dúvida era saber durante quanto tempo esse efeito ainda estaria ativo.

Essa informação é de grande relevância, principalmente no esporte, pois um atleta – por exemplo um velocista de 100m – poderia calcular este tempo com o início de sua prova e assim entrar na competição sob o efeito potencializador
-> Baixe o artigo aqui >>

Para todos os efeitos este método – o contraste – é um modelo avançado de treinamento, tendo resultados apenas em atletas com um grande nível neuromotor. As vezes vemos este método sendo empregado em iniciantes e atletas juvenis o que pela literatura parece ser contraproducente.

Este é um dos assuntos abordados no Curso Treinamento de Potência e aproveito a oportunidade para repassar nosso calendário atualizado nos links abaixo.

Forte abraço!

(João Coutinho)

 

LINKS INTERESSANTES

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *