Acredite 5k é prova explosiva!

Se você não concorda com essa afirmação basta ver a foto ao lado da impressionante final do europeu de 5k em Amsterdã este ano. Simplesmente quatro atletas chegando no mesmo minuto e centésimo. Impressionante!

O que tem haver isso com a explosão? Simples: o que foi mais rápido ganhou! Discussões fisiológicas a parte, grosso modo por mais importante que seja a resistência e capacidade aeróbia, ainda assim vence o atleta que cumpre a distancia no menor tempo, ou seja, o mais rápido! Sendo assim será possível que um período de treinamento explosivo seja benéfico para o corredor de fundo?

Lá no século passado, precisamente em 1985, Paavolainen e cols investigaram os efeitos do treinamento explosivo e o treino de resistência na performance de corredores de elite durante 9 semanas de treino. Dividido em 2 grupos que mantiveram o mesmo volume de treino, sendo que em um grupo (Força Explosiva) foi substituído 30% do treino de corrida por treinamento pliométrico e o segundo (Controle) apenas 3% do treino foi feito com movimentos explosivos. Como resultado final, o grupo que treinou mais força explosiva foi o único que conseguiu melhorar no tempo de 5K, na economia de energia e na velocidade máxima anaeróbia (VMART).

Portanto considere treinar um período de força explosiva mesmo que seu negócio seja corrida de fundo!

Se você quer saber como treinar de forma eficiente a capacidade explosiva, fique atento aos próximos cursos! Quando o assunto é como treinar pliometria de forma segura e eficiente, o e-book Pliometria: Sequência Racional tem a resposta…confira aqui abaixo!

Ref: J Appl Physiol (1985). 1999 May;86(5):1527-33

Forte Abraço.
prof João Coutinho
=====================
PRÓXIMOS CURSOS
incrições-> http://bit.ly/cursopotencia

– 11/set – São Paulo
– 24 e 25/set – Maranhão
– 01/out – Ribeirão Preto

E-book Pliometria: leia aqui um capítulo -> http://bit.ly/ebookplio
======================

This article has 2 Comments

  1. Por favor, .mandem mais informações sobre a etapa de curso que vai ser no Maranhão.
    Abraços.

  2. Ola Davilson, este ano não teremos curso no MA, apenas em Fortaleza e João Pessoa. Forte abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *