[Semana HIIT] Qual intervalado é melhor?

Já sabemos que o treinamento intervalado é uma ótima forma de se perder gordura e as fundamentações, bem como as propostas de variações desse treino, são apresentadas no meu livro (Gentil, 2010). No entanto, algo que sempre fica no ar são as comparações entre os diferentes protocolos de treino intervalado. A pergunta é: qual deles é melhor?

Um estudo recente, conduzido por pesquisadores britânicos trouxe uma valiosa contribuição para elucidação desse dilema. No estudo, os autores compararam um protocolo de 10 tiros de 1′ a 90% da FCR por 1′ de intervalo com um protocolo que envolvia 10 tiros de 4′ a 85% do VO2máx por 2′ de intervalo.

De acordo com os resultados, as elevações no metabolismo de repouso e o quociente respiratório foram similares entre os protocolos, sugerindo que ambos elevaram de maneira similar o metabolismo e induzem a queima de gordura no repouso (Kelly et al., 2013).

Por favor, não interpretem como receita de bolo ou como indicação de treinos milagrosos. São informações que podem nos ajudar a planejar a intervenção e compreender quais vias fisiológicas devemos privilegiar na hora de desenhar o treino. Por exemplo, é importante analisar o impacto de cada um deles nas articulações, músculos e demais sistemas para decidir qual é adequado a cada momento.

E, pelo amor de Deus, não saiam correndo para fazer nenhum desses treinos. Antes disso, consulte um professor de Educação Física para ver se esse é o momento de inserir tal atividade e, caso não seja, converse com ele para planejar os passos necessários para se chegar lá.

(Paulo Gentil)

Gentil P. Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas. Editora Sprint, Rio de Janeiro, 2010.
Kelly B, King JA, Goerlach J, Nimmo MA. The impact of high-intensity intermittent exercise on resting metabolic rate in healthy males. Eur J Appl Physiol. 2013 Dec;113(12):3039-47.

 

LINKS INTERESSANTES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *