Programa de prevenção de lesão em temporada

Um estudo recente procurou demonstrar a eficácia de um programa de treinamento para reduzir o potencial de lesões. Uma equipe de futebol profissional da Scottish Premier League (n= 20 jogadores) foi acompanhada em duas temporadas seguidas.

Na primeira temporada, um programa de prevenção de lesões foi implementado 2x por semana ao longo da temporada. A temporada seguinte serviu como controle, sem nenhum programa específico de prevenção. O protocolo incluiu um circuito de 4 estações que consistiu basicamente em:

1. Mobilidade: balanços de pernas/braços,..
2. Força funcional: terra (single leg), borrachas,…
3. Equilíbrio: mini cama elástica, trampolins,…
4. Estabilidade do Core: pranchas, rotação com medicinebol,…

Os resultados revelaram de forma significativa que houve muito menos lesões de tecidos moles na primeira temporada em comparação com a de controle (44 vs. 22). Portanto, um circuito multi-componente realizado duas vezes por semana parece reduzir significativamente a incidência de lesões.

A incorporação de exercícios de mobilidade, equilíbrio e treinamento de estabilidade do core, além do exercício básico de força funcional, certamente parece ter um efeito protetor contra lesões, valendo a pena considerar um programa deste tipo durante a temporada da sua equipe.

Marque quem possa se interessar sobre o assunto. Forte abraço!
(João Coutinho)

CURSOS ONLINE:

-> Periodização e Montagem treinos potência . Inscreva-se  Curso Online Periodização

ref – J Strength Cond Res. 2013 Dec;27(12):3275-85

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *