Qual o Intervalo ideal de descanso para potência ?

O supino é exercício muito popular de força para os membros superiores. Existem diferentes variações do exercício que vão desde o ângulo do banco, o tipo de carga e o tipo de pegada. O supino balístico é a variação onde a barra é lançada ao final do movimento priorizando assim a potência.

Foram avaliados 31 estudantes com mais de 11 anos de experiência em treinamento de força. O protocolo de treino foi de 5 séries de 8 repetições no supino balístico com 40% do máximo, realizando 3 sessões com intervalos distintos de descanso entre as séries: um, dois e três minutos.

Resultados observados:

– Uma redução maior de potência no período de descanso de um minuto comparado ao período de 2 e 3 minutos.

– Não houve diferença significante entre os períodos de dois e três minutos de descanso.

– Se observou respostas de outras variáveis como lactato apontando níveis maiores com um minuto se comparado a 3 minutos em 24 e 48 horas após a avaliação

A conclusão dos pesquisadores é que o período de descanso de dois minutos é suficiente para evitar grandes reduções da potência no decorrer do treino.

Se você se interessa pelo assunto LPO e Pliometria, vou ministrar o último curso prático presencial de 2017. As inscrições estão abertas e aproveite o valor especial fazendo os 2 cursos!

-> Informações no link: http://bit.ly/SPpotencia2 .

Marque quem possa se interessar sobre o assunto.

Forte abraço!
Prof João Coutinho

ref -> Hernandez et al – J Strength and Cond Res (2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *