Periodização: Efeito 2 semanas de choque !

Quanto de condicionamento físico podemos conseguir com nossos atletas em um espaço curto de tempo (pré-temporada nos dias de hoje!) onde também faz necessário o treinamento técnico-tático?

Capacidades metabólicas de condicionamento (ex:aeróbia; sprints repetidos) podem ser desenvolvidas mais rapidamente do que as neuromusculares (ex: força; potência). Para isso é necessário programar o treinamento de maneira “não tradicional”, diferente da proposta de Matveev. Estratégias de período concentrado podem melhorar significativamente as capacidades físicas em um espaço curto de tempo.

Neste recente estudo alemão se avaliou os efeitos de 2 semanas concentradas de choque (“alta intensidade) no desempenho de jogadores de futebol (n=12). O período “concentrado” incluiu 8 sessões treinamento técnico e tático além de 12 sessões de condicionamento com 2 sessões de 2 períodos feitas nos dias 6 e 13 do estudo.

Os atletas realizaram testes antes, 6 dias após (para permitir a recuperação) e 25 dias depois ao período concentrado. Os testes foram salto vertical, sprints repetidos e YoYo IRT2.
Os resultados mostraram que 6 dias após o ciclo de choque, o teste de Yo-YoIR2 e sprints repetidos melhoraram significativamente. A 25 dias esses parâmetros diminuíram, mas permaneceram acima dos valores pré-“choque”. O salto vertical não foi significativamente afetado em nenhum período de tempo.

Os pesquisadores concluíram que 2 semanas de “choque” melhorava a aptidão física mas que após 19 dias tendia a diminuir. Portanto, deve ser incluído um trabalho de manutenção ao longo da temporada para evitar a perda dos ganhos.

Os atletas neste estudo tinham pelo menos 10 anos de experiência, portanto sua capacidade de lidar com uma concentração de cargas de treino é muito maior que de atletas jovens e menos experientes. Isso deve ser levado em consideração antes de planejar ciclos de treinamento semelhantes.

O potencial de lesão é aumentado durante esses períodos e, portanto, os jogadores devem ser monitorados de perto. Com o devido controle, conhecimento e adequações necessárias as capacidades físicas podem ser melhoradas a partir de 2 semanas concentradas.

Recentemente disponibilizei meu curso sobre periodização e montagem de treinos onde mostro como fazer períodos concentrados focados nas capacidades de força e potência, principalmente para modalidades intermitentes coletivas e individuais ( futebol, tênis, rugby, basquete, lutas…).

Se você se interessa pelo assunto pode saber mais sobre o curso aqui   Curso Periodização_aula inicial >>

Marque quem possa se interessar sobre o assunto. Forte abraço!
(João Coutinho)

ref – J Sports Sci Med. 2014 May 1;13(2):259-65

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *