Manutenção de força em temporada

O objetivo do estudo foi observar a taxa de recuperação do desempenho em habilidades do futebol após uma sessão de treinamento de força.

Dez jogadores de futebol de elite participaram de três seções diferentes: controle, treino força de alta intensidade (4 séries de 4-6 repetições com 85-90%) e de baixa intensidade (4 séries de 8-10 repetições com 65-70%) sendo avaliados pré, pós, 24, 48 e 72 hrs após as sessões. Os testes consistiam em habilidade específicas do futebol (Loughborough Soccer Passing Test), força (1RM agachamento) e coleta de sangue para avaliar marcadores fisiológicos de inflamação e dano muscular.

Como esperado pelos autores, o desempenho nas habilidades de futebol diminuíram imediatamente após a sessões de treino de força. No entanto, 24 depois o desempenho nos testes voltavam aos valores normais e apenas uma leve resposta inflamatória e de dano muscular ainda era observada.

Embora não sendo o ideal, este estudo sugere que sessões de treinamento de força possam ser feitas até 24 horas antes de uma competição ou treino, tendo baixo impacto no desempenho de habilidades esportivas específicas, principalmente se forem treinos de baixo volume e alta intensidade como demonstrados em outros estudos com atletas de outras modalidades também intermitentes (veja nos posts mais antigos)

Isso pode ser importante para modalidades que possuem calendários exigentes e que envolvam viagens consideráveis, como no meu caso com o tênis e no caso de colegas que trabalham com voleibol e basquete por exemplo. Dado os benefícios que a força tem no desempenho específico, além da proteção contra lesões, a manutenção de força na temporada é muito importante. De acordo com um levantamento particular de estudos sobre o tema, para manter a força ao longo da temporada, apenas poucos exercícios força feitos 2x por semana podem atenuar suficientemente a perda da mesma que ocorre com a diminuição de treinos necessária no período competitivo.

Atendendo a inúmeros pedidos, estou oferecendo cursos online. Veja abaixo os que já estão disponíveis!

Forte abraço! (João Coutinho)

CURSOS ONLINE:

-> Periodização e Montagem treinos potência . Inscreva-se  Curso Online Periodização

ref – J Sports Sci. 2013;31(7):714-22.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *