LPO e Musculação são seguros para crianças!

Este estudo feito no Reino Unido verificou a incidência de lesões de esportes praticados nas escolas. O que mais chamou a atenção é que os últimos da lista como menos lesivos foram justamente o levantamento olímpico (LPO) e a musculação (veja tabela) . O que o autor chama a atenção é que esportes de contato tendem a ter um índice grande de lesões por praticantes justamente por sua natureza: o contato e a aleatoriedade do movimentos, além do fato das crianças terem menor controle motor – basta ver jogos de futebol de crianças de 7-8 anos, é todo mundo chutando e correndo atrás da bola!.

x18

Mas a ideia do autor não é condenar a prática dos esportes coletivos nas escolas, pelo contrário ele quer promover a ideia de que o treinamento de LPO e o resistido são seguros para jovens estudantes. O autor reforça que o baixo índice de lesão obtidos pelo treinamento de força se deve perincipalmente a um programa adequado a idade elaborado e acompanhado por profissional competente, traduzindo: a orientação do Educador Físico.

Muito importante isso pra desmistificar a questão do treinamento de força para crianças, podendo ser uma alternativa de atividade física para além dos tradicionais esportes coletivos. Outro ponto é que reforça a importância do Educador Físico como agente na promoção da educação, saúde e desenvolvimento dos jovens.

(por Prof João Coutinho)

Baixe o Artigo aqui Hamill 1994 >>

 

LINKS INTERESSANTES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *