Hang Clean vs Hang Snatch: qual o melhor?

O objetivo do estudo foi comparar os efeitos do Hang Clean (HC) e do Hang Snatch (HS) sobre a altura do salto vertical máximo, 1RM de agachamento e no sprint de 40 jardas.

Foram sujeitos 23 atletas feminino de voleibol e softbol com experiência em LPO, treinando 2x por semana 5 séries de 3 reps com cargas entre 80 e 85% do máximo.

Foi observado um aumento geral de desempenho, com melhora de 9% no salto vertical, aumento de 8% no agachamento e uma diminuição de 3.5% no tempo de 40 jardas. O que levou os pesquisadores a concluírem que tanto HS quanto HC são exercícios igualmente eficazes para melhoria do desempenho atlético de atletas universitários.

Interessante nesse estudo é que, como gosto de falar nos meus cursos, atletas universitários americanos são os sujeitos mais próximos em termos neuromusculares da maioria dos atletas profissionais brasileiros (principalmente de modalidades coletivas). Portanto estudos com esse público costuma trazer uma boa aplicabilidade para nossa realidade por aqui – minha opinião e experiência pessoal!

Se você se interessa pelo assunto LPO e Pliometria, vou ministrar o último curso prático presencial de 2017. As inscrições estão abertas e aproveite o valor especial fazendo os 2 cursos!

-> Informações no link: http://bit.ly/SPpotencia2 .

Marque quem possa se interessar sobre o assunto.

Forte abraço!
Prof João Coutinho

ref -> Biol Sport 2016; 33(3):251-256

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *