Força Explosiva: Qual o segredo ?

Independente de qual seja sua modalidade esportiva podemos concordar que a capacidade de mover-se rapidamente e saltar de forma explosiva é o motivo de sucesso e algo desejável por qualquer treinador físico.

Desenvolver essa potência nos membros inferiores é bastante simples em atletas iniciantes: de forma geral é só começar agachando. Depois praticar o gesto esportivo, certificando-se de adicionar mais a frente exercícios balísticos seguido de um período de saltos (pliometria). Pra mim esse é o segredo!

E porque usar esta sequência? A resposta foi dado por Marshall et al (2015) que explorou as correlações longitudinais e mudanças em fatores biomecânicos que influenciam no aumento do salto vertical. As maiores correlações com a altura no salto vertical foram encontradas com o nível de força concêntrica (r=0.62) e pico de potencia produzido ( r=0.60) – até então nenhuma novidade. No entanto o que ele observou é que embora ocorra um grande aumento de momento na articulação do joelho , em função de um período de treinamento de saltos, a maior correlação foi observada no aumento de força concêntrica e pico de potência no quadril! Sendo assim aumentar a força o quadril é o caminho para a força explosiva dos membros inferiores.

Portanto agachar faz mais sentido que usar cadeira extensora e consequentemente agachamentos com saltos e LPO seria a opção natural para uma fase balística seguinte. A pliometria pode ser usada em seguida pois como já mostrei aqui num post anterior, o desempenho em salto em profundidade é aumentado após um período de LPO comparado com o agachamento.
A foto ao lado não tem segredo e muito menos será uma montagem de photoshop: basta treinar o quadril de forma explosiva.

Se você quer saber como treinar de forma eficiente a capacidade explosiva, fique atento aos próximos cursos abaixo!

Ref: J Strength Cond Res. 2015 Dec;29(12)

Forte Abraço.
prof João Coutinho

=====================
PRÓXIMOS CURSOS
incrições-> http://bit.ly/cursopotencia

– 11/set – São Paulo
– 24 e 25/set – Maranhão
– 01/out – Ribeirão Preto

E-book Pliometria: leia aqui um capítulo
-> http://bit.ly/ebookplio

======================

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *