Efeito do uso da sapatilha olímpica !

O estudo observou a realização do agachamento, utilizando sapatilhas olímpicas e depois com calçados comuns esportivos,de 32 indivíduos (homens e mulheres) iniciantes e experientes no exercício.

Os sujeitos experientes agacharam com 75% do máximo enquanto os iniciantes 25% do peso corporal (PC). Além disso todos agacharam também sem carga com ambos os calçados para verificar diferenças biomecânicas.

Os pesquisadores apontam que o uso da sapatilha olímpica promove:

1- redução na dorsiflexão do tornozelo

2- um aumento no ângulo articular de flexão do joelho

3- essas alterações produzem uma posição mais vertical do tronco.

Para quem não sabe as sapatilhas olímpicas possuem um pequeno salto nos calcanhares (veja na foto). Portanto continuo mantendo minha posição na utilização de um calço – quando necessário – para aprendizagem e melhor desenvolvimento neuromuscular do agachamento.

Para tanto é necessário observar sua correta utilização sendo apoiados nos calcanhares e com tamanho que não ultrapasse 3-4 centímetros a fim de evitar os efeitos negativos do uso incorreto.

Se você se interessa pelo assunto LPO e Pliometria, vou ministrar o último curso prático presencial de 2017. As inscrições estão abertas e aproveite o valor especial fazendo os 2 cursos!

-> Informações no link: http://bit.ly/SPpotencia2 .

Marque quem possa se interessar sobre o assunto.

Forte abraço!
Prof João Coutinho

ref- J Strength Cond Res. 2012 Jan;26(1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *