Efeito do Levantamento Terra no salto vertical!

Efeito do Terra no salto vertical.

O efeito da potenciação pós ativação (PPA) é um fenômeno conhecido de desempenho onde uma ação muscular é aumentada quando realizada após uma ação muscular prévia de alta ativação neuromuscular.

Os estudos têm reportado uma grande quantidade de variabilidade entre indivíduos além de uma grande variabilidade nas respostas. Outro ponto a ser observado é que a PPA mostra mais efeito em indivíduos treinados do que indivíduos não treinados. Apesar de diversos estudos o mecanismo exato pelo local ocorre a PPA ainda não é claro.

(Publiquei um artigo sobre este tema em 2003, baixe aqui:http://bit.ly/2pzCcFO)

O objetivo deste outro estudo foi verificar a PPA do levantamento terra sobre o salto vertical. Foram avaliados 15 sujeitos com mais de 6 meses de treinamento de força e experiência no levantamento terra.

O protocolo era de cinco movimentos com 85%1RM e realização do salto após 15 segundos e 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14 e 16 minutos após a realização do exercício. Além disso houve uma sessão de controle onde se avaliou os saltos sem a realização prévia do levantamento terra.

Resultados

O que se observou foi uma redução na altura do salto no intervalo de 15, possivelmente associado a fadiga imediata ao exercício. Fora isso, entre os grupos, não se observou nenhuma diferença significativa. Interessante destacar que os pesquisadores indicaram plena recuperação a partir de dois minutos o que já foi tema do meu post passado.

Os pesquisadores concluíram que 5 repetições a 85% no terra não promove efeito de PPA para o salto vertical.

Se você se interessa pelo assunto LPO e Pliometria, vou ministrar um curso prático presencial:

-> SÃO PAULO (02/jul).
Informaçoes: http://bit.ly/SPpotencia2 .

As inscrições estão abertas e aproveite o valor especial fazendo os 2 cursos!
Marque quem possa se interessar sobre o assunto.

Forte abraço!
Prof João Coutinho

ref -> Arias et al – Sports 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *