Agachamento ou Hang Clean?

O salto vertical é um excelente indicador prático de potência e capacidade atletica. Além disso, saltar é uma açao comum de quase todos os esportes coletivos e individuais. Portanto, o treinamento para aumentar a capacidade de salto vertical deve ser considerado dentro da preparação física com relativo protagonismo.

Estudo

Foram divididos 173 atletas do ensino médio em 3 grupos : GA = agachamento, GH = hang clean; e GAH = agachamento + hang clean. Todos os atletas realizaram o mesmo aquecimento e os mesmos exercícios auxiliares seguindo os movimentos experimentais.

O protocolo experimental foi :

GA: 6 séries de agachamento
GH: 6 séreis hang clean
GAH: 3 séries agachamento + 3 séreis hang clean

Os atletas treinaram 2 x por semana durante 6 semanas. A intensidade aumentou progressivamente da semana 1 para a semana 6 enquanto o volume diminuiu progressivamente para cada grupo. O salto vertical (SV) foi avaliado antes e após o período do estudo.

Resultados no SV

GA = +0,7 cm / GH = +2,7 cm / GAH = +3,8 cm

Tanto o agachamento quanto o hang clean desempenharam um papel importante no aumento do SV, no entanto, a combinação de ambos no treino teve o maior impacto positivo nos resultados. A inclusão do hang clean no treino merece consideração.

Cada treinador deve pesar os prós e os contras de incorporar esse tipo de exercício (derivado do LPO) pois é um movimento técnico e que requer conhecimento e supervisão. Com a falta de conhecimento, melhor optar pelo agachamento com salto (squat jump).

Se você quer aprender uma maneira rápida e segura de se trabalhar com movimentos derivados do LPO ajustados para preparação física, ainda tenho algumas vagas nos cursos presencial lpo e pliometria:

02/Julho – São Paulo 👉 http://bit.ly/SPpotencia2

Não deixe a falta de conhecimento limitar suas opções como treinador! Forte abraço (João Coutinho)

ref – J Exer Physiology , 16(2) 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *