Avaliação física e predição de desempenho

Determinar quais testes fornecem a melhor indicação do desempenho real do jogo pode auxiliar tanto na seleção de jogadores (mais comum no EUA) como para avaliar e monitorar ao longo da temporada a eficácia do treinamento. Este artigo é sobre testes no rugby. Mesmo não sendo a modalidade que trabalho gosto de manter uma visão mais ampla do treinamento esportivo pois os protocolos revelam bastante sobre as capacidades..

Os jogadores semi-profissionais foram testados em força e condicionamento: 3RM supino, 3RM barra c/ carga, 3RM agachamento, repetições máximas com peso corporal no supino, o salto vertical e o teste Yo-YoIRT nível 1.

Em seguida, ao longo de 5 jogos, foram coletados dados de GPS para comparar os resultados dos testes. Controlando a posição do jogador, um bom resultado no 3RM agachamento se mostrou fortemente correlacionada com a distância total percorrida cobertura durante os jogos tanto em altas como em baixas velocidades. O 3RM agachamento também foi fortemente associada a sprints repetidos de alta intensidade. Não foram encontradas correlações fortes como os outros parâmetros testados. No entanto,o melhor desempenho em cada um dos testes físicos foi relacionado à uma maior probabilidade de seleção para a equipe.

Os resultados deste estudo particular demonstram a importância da força de membros inferiores para o jogador de rugby. Mesmo que os demais testes não tenham obtido um alto graus de correlação neste estudo, estes ainda são qualidades gerais de condicionamento que podem ser usados para determinar a carga de treinamento apropriada para as sessões de treino. Além disso, o aumento da proteção contra lesões que o treinamento para aumentar a força promove não deve ser esquecida.

A conclusão dos autores é que parece que o treinamento de força dos membros inferiores certamente deve ser uma prioridade para os atletas de rugby.

Marque quem possa se interessar sobre o assunto. Forte abraço! (João Coutinho)

CURSOS ONLINE:

-> Periodização e Montagem treinos potência . Inscreva-se  Curso Online Periodização

ref – Scientific World Journal. 2013 Oct 1;2013:952350

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *