O calçado e a corrida

Temos visto tantas reportagens em jornais e revistas especializadas sobre calçados para corrida e sua real importância. Afinal, nós corredores que buscamos a qualidade de vida, devemos fazer um alto investimento em calçado ou correr descalço mesmo como as últimas pesquisas têm demonstrado?

Sabemos que o corpo humano é feito para correr e que corremos de forma mais eficiente até do que andamos. Portanto a corrida é sim um exercício seguro, principalmente quando não excedemos o volume e a intensidade dos treinamentos, ou seja, respeitamos o descanso para a recuperação do estímulo causado pelo exercício.

O tênis, sem dúvida alguma é um equipamento importante para a prática da corrida, mas não é imprescindível. Não é o tênis que nos proporciona segurança para a corrida e sim a biomecânica do exercício, ou seja, a forma como corremos e absorvemos o impacto, fazendo com que os músculos e demais estruturas esqueléticas redirecionem este impacto em impulso. A questão da consciência corporal e eficiência mecânica são cada vez mais importantes, o tênis é um auxiliar na corrida e não um protagonista.

Correr descalço pode ser interessante a partir do momento em que o corredor aprende a não “brigar” com o solo, amortecendo o impacto. Descalço há um maior estímulo de propriocepção e da musculatura intrínseca dos pés.

O raciocínio que quero deixar é que toda unanimidade é burra mesmo. Nós que fomos por toda vida acostumados a utilizar tênis, não devemos sair por aí correndo descalços além do desconforto mesmo com os calçados apropriados para isto, – podemos usar dessas estratégias em certos momentos do treinamento com a recomendação do professor – e do risco de se ferir com desníveis do piso ou mesmo em pedras pontiagudas.

O tênis se faz necessário mesmo, a principal recomendação é que antes deste tênis ser o top de linha do mercado, que ele seja leve, que juntamente com as meias, permita a transpiração e seja confortável para os pés. Nada de meias grossas. Essa é a recomendação mais importante.

.: Eduardo Cury é especializado em cinesiologia e fisiologia do exercício.

.: Atua como personal trainer, Clube de Corrida, treinamento funcional eassessoria empresarial de ergonomia e ginástica laboral.

.: É palestrante sobre atividade física, saúde e qualidade de vida.

contato@eduardocury.com.br
www.eduardocury.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *