Treino de força em temporada no futebol

Como o tempo é limitado na temporada de futebol, priorizar o trabalho técnico e tático sobre o treinamento de força é bastante tentador. No entanto, é importante lembrar que mudar de direção, correr rápido com a bola, pular para disputar uma bola alta, entre outros são ações onde o desempenho é afetado pelos níveis de força. Portanto, dedicar 1-2 vezes por semana para o trabalho de força extra campo pode ser benéfico.

Nesse estudo se comparou os efeitos no desempenho com treinamento de força (TF) na temporada versus prática normal sem TF numa equipe de jogadores de futebol júnior. (9 experimental e 12 controles)

Duas vezes por semana durante 8 semanas o grupo experimental executou meio-agachamento com cargas 70-90% de 1RM. O grupo controle realizou treinamento normal de futebol . Foram testados em testes de velocidade, agilidade e aptidão.

Os resultados mostraram que o grupo TF obteve melhoras significativas na velocidade de sprint de 10, 20, 30 e 40 m, além dos testes de mudança de direção enquanto que não foram observadas melhorias significativas no grupo de controlo. Teste de 1RM de agachamento, testes de saltos e espessura do músculo da perna melhoraram significativamente apenas no TF. Nenhum grupo melhorou significativamente no teste de sprints repetidos com mudança de direção.

Os resultados destacam a importância do treinamento de força durante a temporada para induzir melhorias em inúmeras variáveis de desempenho relacionadas à força, potência, e velocidade. Portanto, os treinadores devem resistir à tentação de não fazer treinamento de força durante as competições, podendo incluir o agachamento com cargas altas.

PRÓXIMO CURSOS:
Conheça o Curso ONLINE Periodização. Inscrições -> https://goo.gl/uQ1ChK

Marque quem possa se interessar sobre o assunto.
Forte abraço!
(João Coutinho)

ref – J Strength Cond Res January 24, 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *