Treinamentos que são essenciais para a evolução cognitiva dos atletas

Todas as atividades esportivas envolvem de alguma forma o processo cognitivo, pois as equipes estão sempre se especializando e procurando o melhor, os melhores atletas no aspecto físico e intelectual , atletas cujo poder de decisão esteja mais apurado e desenvolvido.

Na maioria dos esportes coletivos, que são habilidades abertas, a tomada de decisão está presente, tendo o atleta que decidir o que fazer em pouco tempo, isso abrange tempo-espaço-situação. O atleta precisa montar suas estratégias, pois encontra situações diferentes que precisam de decisões rápidas, isso exige sensação, percepção, memória, concentração, habilidade intelectual e resolução de problemas.

A maioria das equipes, em seus treinamentos utilizam métodos que façam com que seus atletas desenvolvam sua parte cognitiva, no futebol por exemplo, um método muito utilizado pelos técnicos é o treinamento em campo reduzido.  O espaço reduzido faz com que o atleta tenha que tomar a decisão rápida e ser mais criativo, como o futebol está cada vez mais competitivo e muito igual, devido ao grande desenvolvimento da parte física nos últimos anos, este tipo de treinamento propicia ao jogador uma dinâmica que ele encontrará na partida propriamente dita.

Contudo, existem muitas pesquisas sobre a tomada de decisão, mas é um assunto muito interessante e essencial para atletas, professores, técnicos ou profissionais da área da Educação Física. Cada vez mais as equipes se especializam em procura de um melhor rendimento, e os atletas são muito exigidos, não só fisicamente mas intelectualmente também, com estratégias e táticas inovadoras impostas por técnicos inteligentes que estão surgindo no mercado. Isso implica em o atleta evoluir, sendo cada vez mais dinâmico, inteligente e pronto para resolver situações novas durante uma partida, a tomada de decisão sempre estará presente em uma habilidade aberta, por isso a importância dos fatores como percepção, memória, atenção, inteligência, conhecimento, pensamento, nível de experiência. Deve-se inserir treinamentos que exijam dos nossos atletas, o pensar, o resolver, pois apenas a repetiçao não força o atleta a criar, a desenvover e resolver problemas, fazendo isso estaremos formando atletas diferenciados.

.: Júlio César Nunes, Formando do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul RS. Técnico de futebol.

.: Site: www.anjobol.com.br

.: Email: julio-cesarnunes@hotmail.com

5 Comentários


  1. ACHEI QUE ESTÁ MUITO BOM PORQUE TUDO FALA SOBRE O TITULO SELECIONADO


  2. Obrigado Luana, qualquer dúvida é só perguntar ou mandar email.


  3. Prof Julio, é de extrema importancia o desenvolvimento integral dos iniciantes nas modalidades esportivas principalmente nas coletivas onde o desenvolvimento cognitivo deve ser uma das priores do treinamento. A utilização de tecnicas e processos de ensino aprendizagem que procure desenvolver o homem como um todo e não apenas como ser motor. Fatores da pedagogia do esporte devem ser levados para os espaços de aula e no aprimoramento de professores e tecnicos de aquipes de base.


  4. muito bom ,tem como me enviar alguns tipos de treinos técnicos e táticos? sou treinador equipe do quartel do exército e gostaria de me atulizar,um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *