Agachamento e sua simplicidade

Escrevo esse post com um elogio a simplicidade, pois apenas com agachamentos com o peso corporal (PC) é possível melhorar o desempenho físico de atletas pré-adolescentes. Utilizo essa “simples” estratégia faz anos como início de trabalho com atletas juvenis e acredito que possa ser utilizada por qualquer treinador.

Em um estudo de 2013 com 94 garotos de 13-14 anos, divididos em 2 grupos (agachamento PC e controle) demonstrou que o treino com agachamento PC feito 5 vezes por semana durante 8 semanas apresentou aumentos significativos de força, melhora no perfil de composição corporal (-4.2% gordura e +2.7% massa magra) e aumento de salto vertical (+3.4%) em comparação com o grupo controle. O jovens atletas realizavam 100 agachamentos PC por sessão com tempo fixo.

Os movimentos do peso corporal, como agachamentos, flexões, e afundos são exercícios simples e eficazes que podem ser utilizados sem a necessidade de equipamentos ou ginásios. Com esta idade, teremos muito tempo até progredir para métodos mais complexos com maiores sobrecargas. Até lá a simplicidade funciona muito bem!

PRÓXIMO CURSOS:
Conheça o Curso ONLINE Periodização. Inscrições -> https://goo.gl/uQ1ChKMarque quem possa se interessar sobre o assunto.
Forte abraço!
(João Coutinho)

J Sports Sci Med. 2013 Mar; 12(1)

 

This article has 2 Comments

  1. Concordo plenamente Professor. Os exercícios com pesos para adolescentes é benefícos, mas tem tempo pra caramba para fazer um planejamento com cargas, agora é hora de trabalhar todas as capacidades físicas sem carga. No futuro eu terei um atleta forte, com uma excelente fundação….

    Obrigado Professor Coutinho pelas suas excelentes explicações!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *