Condicionamento pré-temporada Basquete universitário

..O objetivo da pré-temporada é preparar os atleteas para as demandas da temporada que virá. é o trabalho do preparador físico fazer com que os atletas estejam na melhor forma possível para suportar o treinamento vigoroso e a seqüência de jogos . A temporada de basquete tradicionalmente começa por volta de 15 de outubro e se estende até março. Essa temporada de seis meses é muito desgastante, até mesmo para atletas bem condicionados. Geralmente as 3-4 primeiras semanas da temporada incluem treinamentos em dois períodos. Essa quantidade de volume é severo. Assim que a temporada regular começa, o treinamento em quadra diminui. O principal no condicionamento físico da pré-temporada é preparar os jogadores até a metade de outubro e manter eles num nível físico adequado durante a temporada.

Para condicionar a equipe para a temporada, você deve investigar e conhecer as demandas do basquetebol. Jogar basquete exige uma grande quantidade de corrida de longa distancia e baixa intensidade? Ou, o basquete é uma série de tiros curto e de alta intensidade com várias mudanças de direção? Em tempo, a quadra de basquete tem aproximadamente apenas 30 jardas ( 27.4 metros ). Importante considerar também que equipes vagarosas geralmente perdem os jogos. O foco do treino é no condicionamento específico do basquete. Agilidade, flexibilidade e força são capacidades necessárias para um treinamento completo.

O treino de força faz parte do regime de treinamento três dias na semana. O primeiro e terceiro dias do treinamento de força são de circuitos com pesos. O treino em circuito ajuda o atleta a se adaptar ao alto volume e é específico ao objetivo do treinamento de pré-temporada. A relação esforço/descanço é monitorada durante o circuito, e não ultrapassa aos 30 minutos de treino. O segundo dia do treino de força foca na hipertrofia e força em oposição á resistência. Treinamento do core (musculatura do tronco e cintura abdominal) é uma importante área de pesquisa. Michael Boyle escreveu um excelente artigo intitulado 21st Century Abdominal training. Eu uso seu método para o treinamento do abdômen, e sugiro que vocês também tentem.

O condicionamento é extremamente importante durante este período. A tabela 01 mostra que a preparação física ocupa os cinco dias da semana. Segunda enfatiza as mudanças de direção. Terça é o dia treino intervalado em pista. Quinta e sexta são do trabalho com bicicletas Airdyne. Quarta acontece o team handball, um excelente exercício de condicionamento e de competição divertido. Nós copiamos esse conceito de Mark Verstegen do Atheles Performance de Phoenix.

Todos os treinamentos são precedidos por uma sessão de aquecimento e flexibilidade. Na segunda e quarta o aquecimento acontece nas escadas de agilidade, uma boa ferramenta para melhora a coordenação dos pés e a agilidade. Após as séries nas escadas, partimos para a flexibilidade dinâmica. Na terça, quinta e sexta o aquecimento acontece com corridas. A chave do aquecimento é elevar a temperatura corporal. Se você conseguir isso, as seções de flexibilidade serão também beneficiadas.

Treinos intervalados e de shuttle runs (por exemplo: suicídios) são treinamentos intensos que utilizam sprints seguidos por intervalos de descanço. Shuttles de 150 (137m) a 300 (274m) jardas são utilizados. O time corre em segmentos de 30 jardas , que é a distancia específica do basquete. O tempo de esforço dos shuttles varia de 25 segundos para 150 jardas e 55-60 segundos para 300 jardas . A relação esforço/descanço será de 1:3 para a distancia de 150 e de 1:2 para a de 300. Para o treinamento intervalado, utilizamos as mesmas relações de esforço:descanço. Os tempos são de aproximadamente 55-57s ( 330 jardas ), 32-35 ( 220 jardas ) e 15-17 ( 110 jardas ). Usamos os intervalos de 1:2 para 330 e 1:3 para 220 e 110.

O treino nas bicicletas Airdyne objetiva o treinamento anaeróbico sem colocar muito stress nos joelhos, virilha e isquiotibiais. Utilizando as bicicletas como treinamento diminuímos a incidência de tendinite patelar. O trabalho nas bicicletas são desenvolvidos com a mesma relação esforço:descanço do treino intervalado.

Nosso treinamento de pré-temporada mostra quantos métodos diferentes pode ser integrados para o condicionamento dos jogadores de basquete. Manejar o stress que demanda a temporada competitiva da um crédito á esse programa.



.: Glenn Harris , Strenght and Conditioning Coach – Boston University

2 Comentários


  1. Muuito bom, deu pra ter uma idéia de como funciona a preparação física no Basquete, área que quero realmente um dia atuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *